domingo, 17 de abril de 2011

Tribos :

- Emo:


O termo EMO é a abreviação da expressão em inglês Emotional Hardcore (hardcore emocional) e foi dado ao estilo musical proveniente do punk rock. Surgida nos anos 80, em Washington DC, a música EMO, ou emocore, mescla o som pesado, característico do punk, com letras introspectivas e românticas. Conflitos com os pais, decepções amorosas, indignações com o mundo são os temas abordados nessas letras.

O estilo musical EMO surgiu através de bandas como Rites of Spring e Embrace, que tinham um som parecido com o punk original, mas com um ritmo um pouco menos acelerado e com canções mais emotivas. Bandas de hardcore já estabelecidas, como 7 Seconds e Scream, aderiram a esse novo estilo emocore, diminuindo o andamento, escrevendo letras mais introspectivas e acrescentando influências do rock alternativo da época.

Em 1982, o estilo EMO ganhou uma dinâmica calmo/gritado (quiet/loud) e as bandas EMO começaram a usar berros e gritos durante as apresentações, intensificando a música emocore. A partir de 1991, criou-se uma esfera caótica, com vocais abrasivos e passionais na música EMO. Com Heroin, Portraits of Past e Antioch Arrow, o estilo chega ao seu nível extremo.

A partir dos anos 90, depois da valorização do EMO como estilo de vida, surge o pós-EMO: desacelera as batidas rápidas características, abandona o punk distorcido em favor de calmos violões e usa letras muito mais românticas do que de protesto.



- Gótico:
Movimento gótico conta com fortes influências primitivas do movimento romântico do século XIX, o Modernismo do século XX, como o Impressionismo, Expressionismo, Surrealismo e Cabaret Culture. No entanto, em meados dos anos 70, na Inglaterra, tem o surgimento da banda Joy Division, que viria a ser chamado de “Gothic Rock”. O líder da banda Ian Curtis traduzia a tristeza e desencanto próprio, mixando acordes clássicos aos sons vibrantes do rock característico desta fase gótica. Nos anos 80 tem a influência dos românticos modernos, sendo assim desta combinação de elementos culturais que nasce o movimento gótico. No entanto não podemos esquecer que a Geração Beat foi uma influência significativa para essa subcultura em meados dos anos 50, tendo um forte apelo artístico e filosófico.

Este movimento não ficou apenas em atitudes estéticas e musicais, o mesmo traduzia uma atitude inovadora diante do mundo, mais interiorizada, expressando o que seus adeptos sentiam com relação à existência. Eles se autodenominavam góticos, pois compartilhavam a mesma paixão pelo som que cultuavam. Como consequência alguns membros procuraram referências de outros períodos, em busca de uma sustentação na arte da Idade Média, e na literatura romântica, principalmente na sua vertente mais sombria. Sem esquecer-se de comentar que esta é uma cultura que traz consigo uma vasta história filosófica e literária em sua "bagagem".

Os góticos se definem como pessoas individualistas, reflexivos, artísticos, introspectivos, sensíveis, não violentos, e geralmente mal-humorados. No entanto, vale destacar que o gótico tem um lado melancólico e carente, o que alguns interpretam como sendo depressivos.


O termo gótico define um estilo arquitetônico medieval das igrejas dos séculos 12 a 15 na Europa. Durante a idade média a invasão de povos bárbaros influenciou a arte européia com imagens de monstros e vampiros. Eles uniram um ideal de literatura romântica com o interesse pela morte e pelo sombrio.



 
- Punk:
 
O estilo punk surgiu em 1975 como mais uma manifestação juvenil semelhante aos da década de 50 e 60: o objetivo do movimento era a afirmação de um estilo, sem envolver com questões éticas, políticas ou sociais. O estilo musical punk rock surgiu nos Estados Unidos com a banda The Ramones, que se baseou no rock and roll, com músicas simples e curtas, no máximo com três ou quatro acordes.

Na Inglaterra, o espírito renovador do punk rock se mesclou a uma situação de tédio cultural e decadência social, provocando o surgimento do punk propriamente dito, com estilo visual grosseiro, humor ácido, sarcasmo, agressividade e pessimismo.

Atualmente, o conceito de punk é um pouco diferente do punk “clássico”. De fato, entre os membros da tribo não existe agressividade e pessimismo, características atribuídas às tribos surgidas Inglaterra.

Os punks geralmente usam calças jeans justas, rasgadas, jaquetas de couro, coturnos, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano ou cabelo um pouco comprido. A moda punk contrasta com a moda vigente e sempre apresenta elementos contestadores aos valores aceitos pela sociedade. Entre as características ideológicas podemos citar o anti-nazismo, o amor livre, a liberdade



- Metaleiros:
Headbanger ou metalhead é o um termo utilizado para designar um fã do estilo musical heavy metal ou qualquer uma das suas variantes. Também são designados metaleiros, termo que se refere especificamente à mesma tribo urbana.
Origem:
Final da década de 60.
Estilo musical:
Heavy metal, Extreme Gothic Metal, Symphonic Metal, Symphonic Black Metal, Vampyric Metal, Death Metal Melódico, Horror Metal.
Algumas bandas: Faith No More, HIM, KISS, Cradle Of Filth
Aparência:
O estilo chamado de old school é composto de casaco de ganga, camisola preta de banda ou não, calças de ganga, acessórios "opcionais" como cinto, braceletes e pulseiras e ténis alto, geralmente branco. Em épocas frias, casacos de couro também fazem parte do vestuário.

------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário